terça-feira, 21 de maio de 2013

2ª ATIVIDADE OITAVO ANO

INDEPÊNCIA NA AMÉRICA ESPANHOLA
 
O processo de independência da América Espanhola ocorreu em um conjunto de situações experimentadas ao longo do século XVIII. Nesse período, observamos a ascensão de um novo conjunto de valores que questionava diretamente o pacto colonial e o autoritarismo das monarquias. O iluminismo defendia a liberdade dos povos e a queda dos regimes políticos que promovessem o privilégio de determinadas classes sociais.
Sem dúvida, a elite letrada da América Espanhola inspirou-se no conjunto de ideias iluministas. A grande maioria desses intelectuais era de origem crioula, ou seja, filhos de espanhóis nascidos na América desprovidos de amplos direitos políticos nas grandes instituições do mundo colonial espanhol. Por estarem politicamente excluídos, enxergavam no iluminismo uma resposta aos entraves legitimados pelo domínio espanhol, ali representado pelos chupetões.
Ao mesmo tempo em que houve toda essa efervescência ideológica em torno do iluminismo e do fim da colonização, a pesada rotina de trabalho dos índios, escravos e mestiços também contribuiu para o processo de independência. As péssimas condições de trabalho e a situação de miséria já tinham, antes do processo definitivo de independência, mobilizado setores populares das colônias hispânicas. Dois claros exemplos dessa insatisfação puderam ser observados durante a Rebelião Tupac Amaru (1780/Peru) e o Movimento Comunero (1781/Nova Granada).
Sua atividade consiste em realizar uma pesquisa da biografia de um líder no processo de independência na América do Sul. Boa atividade.

 Disponível em: <http://www.mundoeducacao.com.br/historia-america/independencia-america-espanhola.htm> Acessado em: 21/05/2013.
 
Simón Bolívar

domingo, 5 de maio de 2013

2ª ATIVIDADE OITAVA SÉRIE

REVOLTAS NA PRIMEIRA REPÚBLICA


 A República Velha é o termo utilizado para designar o período que vai desde a Proclamação da República em 1889 até o ano de 1930. Este período da História brasileira é marcado pelo domínio político das elites agrárias mineiras, paulistas e cariocas. O Brasil firmou-se como um país exportador de café, e a indústria deu um significativo salto. Na área social, várias revoltas e problemas sociais aconteceram nos quatro cantos do território brasileiro. Dentre as revoltas ocorridas neste período podemos destacar: Cangaço, Canudos, Contestado, Chibata e Vacina. Sua atividade consiste em postar um resumo acerca de uma das revoltas listadas acima bem como curiosidades acerca da mesma.
Boa atividade.

Prof.ª Eva Pereira

2ª ATIVIDADE SÉTIMO ANO

BRASIL COLONIAL: economia e formas de trabalho
 
Embora os portugueses tenham chegado ao território brasileiro em 1500, foi somente a partir de 1530, que o rei de Portugal organizou a primeira expedição com objetivos de colonização. Comandada por Martin Afonso de Souza tinha como objetivos povoar o território brasileiro, expulsar os invasores e iniciar o cultivo de cana-de-açúcar no Brasil. Sua pesquisa deve se pautar em descobrir as formas de trabalho e economias desenvolvidas durante o Brasil pré-colonial e colonial.
Boa atividade.
Prof.ª Eva Pereira

2ª ATIVIDADE SEXTO ANO

EGITO ANTIGO
A partir deste momento vamos começar a viajar pelas maravilhas das civilizações do Mundo Antigo. Cabe a você fazer a sua contribuição nos trazendo alguma curiosidade do Egito Antigo, uma das civilizações mais próspera e importante da antiguidade. O Antigo Egito foi uma civilização da Antiguidade Oriental do Norte da África, concentrada ao longo ao curso inferior do rio Nilo, no que é hoje o país moderno do Egito. O Antigo Egito foi umas das primeiras grandes civilizações da Antiguidade e manteve durante a sua existência uma continuidade nas suas formas políticas, artística, literárias e religiosas, explicável em parte devido aos condicionalismos geográficos, embora as influências culturais e contatos com o estrangeiro tenham sido também uma realidade.

 

Boa atividade.

Prof.ª Eva Pereira