domingo, 5 de maio de 2013

2ª ATIVIDADE SEXTO ANO

EGITO ANTIGO
A partir deste momento vamos começar a viajar pelas maravilhas das civilizações do Mundo Antigo. Cabe a você fazer a sua contribuição nos trazendo alguma curiosidade do Egito Antigo, uma das civilizações mais próspera e importante da antiguidade. O Antigo Egito foi uma civilização da Antiguidade Oriental do Norte da África, concentrada ao longo ao curso inferior do rio Nilo, no que é hoje o país moderno do Egito. O Antigo Egito foi umas das primeiras grandes civilizações da Antiguidade e manteve durante a sua existência uma continuidade nas suas formas políticas, artística, literárias e religiosas, explicável em parte devido aos condicionalismos geográficos, embora as influências culturais e contatos com o estrangeiro tenham sido também uma realidade.

 

Boa atividade.

Prof.ª Eva Pereira

61 comentários:

  1. A rainha Cleópatra testava seus venenos dando eles aos escravos.
    Os Antigos Egípcios achavam os gatos sagrados, e quem os matassem cometia um grave crime.
    Quando os faraós eram mumificados, seu cérebro e seu intestino eram retirados pelo nariz. Cada órgão era colocado em um jarro, separados.

    Fontes: http://pt.shvoong.com/society-and-news/culture/2152763-15-curiosidades-egito-antigo/
    http://www.suapesquisa.com/egito/curiosidades.htm


    Alunas: Bruna Marcela e Letícia de Oliveira. Escola: Pedro I

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. porque os gatos eram sagrados e se matassm cometeriam um crime

      Excluir
  2. Nome: Amanda R. de Oliveira e Felipe Lima Jorge
    Turma: 6°ano A
    Professora: Eva Pereira

    Curiosidades do Egito Antigo

    - Os velhos eram muito respeitados no Egito Antigo, pois eles valorizavam muito o conhecimento acumulado com o passar dos anos.

    - No Egito Antigo, as crianças começavam a usar roupas a partir dos cinco anos de idade. Os meninos usavam uma tanga e um cinto, enquanto as meninas usavam um vestido.

    - No dia do casamento, os noivos costumavam levar alimentos nos templos como oferenda aos deuses. Faziam isso para pedir benção ao casamento.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. nome:Leonardo Mezzomo de Almeida e Luis Eduardo dos Santos


    -Somente os templos e túmulos eram feitos de pedra. As outras construções eram feitas de tijolos de barro misturados com palha picada.

    -As camadas mais populares da sociedade egípcia tinham como base da alimentação o pão, o peixe e uma espécie de cerveja. Já os mais ricos comiam carne de ganso, carne de vaca, vegetais, peixes, frutas e bolos. O vinho era uma bebida cara e também era consumida apenas por aqueles que tinham melhores condições sociais.

    - Grande parte das roupas no Egito Antigo era feita de linho.

    ResponderExcluir
  5. As camadas mais populares da sociedade egípcia tinham como base da alimentação o pão, o peixe e uma espécie de cerveja. Já os mais ricos comiam carne de ganso, carne de vaca, vegetais, peixes, frutas e bolos. O vinho era uma bebida cara e também era consumida apenas por aqueles que tinham melhores condições sociais.

    As mulheres egípcias mais ricas faziam maquiagem usando pó de minerais colorido misturados com óleos vegetais. Usavam também, para ficarem mais bonitas, joias feitas de ouro e pedras preciosas.

    As meninos das famílias mais ricas iam para a escola, onde tinham aula com sacerdotes e sábios. As meninas só podiam ir para a escola a partir dos doze anos de idade. As crianças usavam pranchas de gesso e lascas de pedra para escreverem. A escola era muito rigorosa e os castigos físicos eram usados em caso de erros.

    Karina e Loreena

    ResponderExcluir
  6. Aluno:Maria Eduarda dos Santos e Mateus
    Professora:Eva
    Turma:6 ano A
    Curiosidades do Egito Antigo

    -Grande parte das roupas no Egito Antigo era feita de linho.

    -As mulheres egípcias mais ricas faziam maquiagem usando pó de minerais colorido misturados com óleos vegetais. Usavam também, para ficarem mais bonitas, joias feitas de ouro e pedras preciosas.

    -Os meninos das famílias mais ricas iam para a escola, onde tinham aula com sacerdotes e sábios. As meninas só podiam ir para a escola a partir dos doze anos de idade. As crianças usavam pranchas de gesso e lascas de pedra para escreverem. A escola era muito rigorosa e os castigos físicos eram usados em caso de erros.

    ResponderExcluir
  7. Autores: Lucas e Emanuele
    Turma: 6ºAno B
    Prof ª Eva Pereira


    3 Curiosidades do Egito Antigo


    -> Os velhos eram muito respeitados no Egito Antigo, pois eles valorizavam muito o conhecimento acumulado com o passar dos anos.
    -> No Egito Antigo, as crianças começavam a usar roupas a partir dos cinco anos de idade. Os meninos usavam uma tanga e um cinto, enquanto as meninas usavam um vestido.
    -> Os egípcios eram muito supersticiosos e acreditavam que os sonhos sempre significavam algo. Se alguém sonhasse com a queda dos próprios dentes, isso significava que alguém da família poderia morrer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei muito interessante e legal.
      Alunos:Maria E. e Mateus Voigt.
      6°ano A

      Excluir
  8. Autores: Rodrigo Goldacker e Gabriel Henschel Kleine
    Turma: 6° Ano B
    Profª Eva Pereira

    Curiosidades Egito Antigo

    3 curiosidades sobre o Egito Antigo

    -> Historiadores e arqueólogos, que buscam respostas para os mistérios nas construções das pirâmides, chegaram à conclusão de que cada bloco de pedra, que era lapidado para ser utilizado na construção, pesava cerca de duas toneladas. As fontes arqueológicas mostram que os próprios egípcios.

    -> Somente os templos e túmulos eram feitos de pedra. As outras construções eram feitas de tijolos de barro misturados com palha picada.

    -> No dia do casamento, os noivos costumavam levar alimentos nos templos como oferenda aos deuses. Faziam isso para pedir benção ao casamento.

    ResponderExcluir
  9. Autores:Filipe Catarina e Christopher Chagas Rossetim
    Turma:6º Ano B
    Profº:Eva Pereira
    3 curiosidades do Egito Antigo
    >Cleópatra foi uma das mulheres mais conhecidas da história da humanidade e um dos governantes mais famosos do Antigo Egito, sendo conhecida apenas por Cleópatra, ainda que tivessem existido outras Cleópatras a precedê-la, e que permanecem desconhecidas do grande público.

    >Nunca foi a detentora única do poder no seu país - de fato co-governou sempre com um homem ao seu lado: primeiramente o seu pai, o seu irmão (com quem casaria mais tarde) e, depois, com o seu filho.

    >Em todos estes casos, os seus companheiros eram apenas reis titularmente, e dela era a autoridade de fato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom o seu trabalho parabéns gostei muito vocês foram bem continuem assim

      Excluir
    2. ficou legal o texto de vocês

      Excluir
  10. Autores: Briana Carolina Morais Alixandre e Stefanie Kreuch
    Turma: 7ºAno A
    Profª: Eva Pereira

    BRASIL COLONIA
    (Pesquisa sobre a Economia e tipos de trabalho no Brasil Colonial)



    A economia colonial brasileira é integrada ao processo mundial de expansão do capitalismo mercantil. Baseada no monopólio colonial – Portugal tem a exclusividade do comércio com a colônia –, é altamente especializada e dirigida para o mercado externo. Internamente tem caráter predatório sobre os recursos naturais. As técnicas agrícolas utilizadas são rudimentares e provocam rápido esgotamento da terra. A produção está centrada na grande propriedade monocultora, o latifúndio, e na utilização de numerosa mão-de-obra escrava – primeiro dos indígenas e depois dos negros.
    Bom ainda hoje muitos historiadores defendem a idéia de que toda a economia durante o período colonial girou em torno do engenho de açúcar, durando isto até o surgimento dos trabalhos nas minas, onde o trabalho dos homens livres tornou-se mais evidente, pois uma grande quantidade deles foram para aquela região em busca de melhor condição de vida, e acabaram por realizar diversos tipos de trabalho. Com isso podemos perceber mais claramente que existiam duas forças de trabalho utilizadas na colônia: a escrava e a livre.

    ResponderExcluir
  11. Curiosidades do Egito Antigo
    A maior pirâmide com 147 m de altura (49 andares), é chamada Grande Pirâmide, e foi construída cerca de 2550 a.C. para Kufu, no auge do antigo reinado do Egito..As pirâmides de Gizéh são um dos monumentos mais famosos do mundo. Existem hoje no Egito 80 pirâmides.

    Disponível em:http://www.khanelkhalili.com.br/curiosidades.htm
    Acesso em:21/05/2013
    Nome:Eduarda Schwartz e Júlia T. Minati

    ResponderExcluir
  12. Faraó
    Era o título atribuído aos reis (com estatuto de deuses) no Antigo Egito. Tem sua origem imediata do latim tardio Pharăo -onis, por sua vez do grego Φαραώ e este do hebraico Par῾ōh, termo de origem egípcia que significava propriamente "casa elevada", indicando inicialmente o palácio real. O termo, na realidade, não era muito utilizado pelos próprios egípcios. No entanto, devido à inclusão deste título na Bíblia, mais especificamente no livro do "Êxodo", os historiadores modernos adotaram o vocábulo e generalizaram-no, um equívoco.
    Roberta, Gislaine e Igor (6º ANO B – ADELAIDE)

    ResponderExcluir
  13. Quem foi Cleópatra?
    Cleópatra foi a última Rainha da Dinastia ptolomaica que dominou o Egito após a Grécia ter invadido aquele país. Filha de Ptolomeu XII com sua irmã, ela subiu ao trono egípcio aos 17 anos de idade, após a morte do pai. Contudo, ela teve que dividir o trono com seu irmão, Ptolomeu XIII (com quem casou), e depois, com Ptolomeu XIV.

    Raiane Marques de Souza e Isabella Giovanna Valeze (6° Ano B – Adelaide)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante,explicou bem quem é Cleópatra.

      Alunas:Bruna e Letícia.
      6°ano A
      Escola: Pedro I.

      Excluir
    2. Gostei muito das informações sobre Cleópatra são muito valiosas. Parabéns. :)

      Excluir
    3. Muito legal e resumido.Gostei muito.
      :)

      Excluir
  14. Curiosidades do Egito Antigo

    O pão era um dos principais alimentos do Egito Antigo.
    As tumbas dos “Faraós” eram construídas com ouro e com pedras preciosas.
    A famosa Esfinge demonstra uma imagem de um leão com a cabeça de um falcão , ela também está muito presente na Mitologia Grega.

    Disponível em: pt.wikipedia.org/wiki/Antigo_Egito Acesso:21/05/2013.
    Nomes:Gabriel Otávio Zimmer , Matheus Rodrigo Ribacki e Christian Gabriel Schoeller(6°ano A - Lore)

    ResponderExcluir
  15. Curiosidades do Egito Antigo

    As pirâmides foram construídas numa época em que os faraós exerciam máximo poder político, social e econômico no Egito Antigo. Quanto maior a pirâmide, maior seu poder e glória. Por isso, os faraós se preocupavam com a grandeza destas construções. Com mão-de-obra escrava, milhares muitas vezes, elas eram construídas com blocos de pedras que chegavam a pesar até duas toneladas. Para serem finalizadas, demoravam, muitas vezes, mais de 20 anos. Desta forma, ainda em vida, o faraó começava a planejar e executar a construção da pirâmide.  
    A pirâmide tinha a função abrigar e proteger o corpo do faraó mumificado e seus pertences (joias, objetos pessoais e outros bens materiais) dos saqueadores de túmulos. Logo, estas construções tinham de ser bem resistentes, protegidas e de difícil acesso. Os engenheiros, que deviam guardar os segredos de construção das pirâmides, planejavam armadilhas e acessos falsos dentro das construções. Tudo era pensado para que o corpo mumificado do faraó e seus pertences não fossem acessados.
    OBS: Elas foram construídas há mais de 2500 anos e resistem até hoje.
    OBS²: A matemática foi muito empregada na construção das pirâmides.

    Disponível: www.suapesquisa.com. Acesso: 21/05/13

    Marcela Cabral de Almeida e Stephany Drielly Zingel (6º Ano A - Lore)

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Curiosidades Do Egito Antigo

    No egito antigo,os meninos usavam roupas a partir dos 5 anos, os meninos usavam uma tanga e um cinto e as meninas um vestido. As mulheres egípcias mais ricas faziam maquiagem usando pó de minerais colorido misturados com óleos vegetais. Usavam também, para ficarem mais bonitas, joias feitas de ouro e pedras preciosas.
    Grande parte das roupas no Egito Antigo era feita de linho.Os sarcófagos dos faráos eram feitos de ouro com adornos de pedras preciosas. Quanto mais poderoso e rico o faraó, mais luxuoso era seu sarcófago.

    Disponivel em:http://www.suapesquisa.com/egito/curiosidades.htm. Acesso em:21/05/2013

    Diogo Marcelino e Renan Mauricio (6º ano A-Lore)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei interessante e legal seu texto. Explicou bem :} :} kkkk

      Alunas: Bruna e Letícia.
      6°ano A
      Escola: Pedro I.

      Excluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Múmias do Antigo Egito
    Para transformar um corpo em múmia era muito caro naquela época. Portanto, apenas os faraós e sacerdotes eram mumificados.
    - Alguns animais como, por exemplo, cães e gatos também foram mumificados no Egito Antigo.
    De acordo com a religião egípcia, a alma da pessoa necessitava de um corpo para a vida após a morte. Portanto, devia-se preservar este corpo para que ele recebesse de forma adequada a alma. Preocupados com esta questão, os egípcios desenvolveram um complexo sistema de mumificação.
    - O corpo era envolvido em faixas de linho branco, sendo que amuletos eram colocados entre estas faixas.

    Disponível em:http://www.suapesquisa.com/egito/mumias_do_egito.htm. Acesso: 21/05/2013.
    Agatha Alves Bodziack ,Bruna Bento Pereira ,Naila Cristina Jantz (6º Ano A - Lore)

    ResponderExcluir
  20. Faraó

    Faraó era o título atribuído aos reis (com estatuto de deuses) no Antigo Egito. Tem sua origem imediata do latim tardio Pharăo -onis, por sua vez do grego Φαραώ e este do hebraico Par῾ōh, termo de origem egípcia que significava propriamente "casa elevada", indicando inicialmente o palácio real. O termo, na realidade, não era muito utilizado pelos próprios egípcios. No entanto, devido à inclusão deste título na Bíblia, mais especificamente no livro do "Êxodo", os historiadores modernos adoptaram o vocábulo e generalizaram-no, um equívoco.
    A maldição do Faraó:
    A Maldição do Faraó é a crença de que qualquer pessoa que perturbe a múmia de um faraó do Egito antigo, cai por uma maldição pela qual a vítima morrerá em breve. A Maldição do Faraó é uma lenda contemporânea que surgiu no início do século XX, ninguém sabe exatamente quem é o iniciador, mas a mídia, ao mesmo tempo tornou uma lenda de renome internacional.

    Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fara%C3%B3. Acesso em: 21/05/2013.

    Amanda F. Pereira e Heloisa G. Da Costa (6ºAno A - Lore)

    ResponderExcluir
  21. Curiosidade do Egito
    A crença era a vida pós-morte, junto de Osíris. Assim criaram-se diferentes tipos de túmulos: mastabas (túmulos particulares destinados à nobreza), as pirâmides evolução das mastabas, exclusivamente túmulos reais) e os hipogeus – que agrupavam-se em verdadeiras necrópoles debaixo da terra, destinados aos reis e seus familiares como à nobreza e indivíduos poderosos. Eram constituídos por imensos corredores lineares escavados na rocha, mas contavam com os mesmos componentes que as mastabas: capela, poço e câmara funerária. O luxo era imenso. O mais famoso era o de Tutankhamon, no Vale dos Reis. Eram sempre escondidos para evitar a sua profanação e os saques dos ladrões. Apesar dos cuidados, a maioria foi saqueado já nos tempos antigos. Para os egípcios os túmulos eram a "casa da eternidade", sendo os vestígios mais comuns ao longo do Nilo egípcio. De todos os períodos ficaram inúmeros túmulos, uns maiores outros mais pequenos, uns mais simples outros menos. Os lugares de enterramento dos Antigos Egípcios foram evoluindo ao longo dos tempos. Com efeito, os primeiros túmulos eram simples e modestos, com o passar do tempo começaram a ser feitos com tijolos e revestimentos externos, em seguida apareceram as mastabas, cujo desenvolvimento e evolução arquitetônica permitiram que se chegasse às pirâmides escalonadas e, por fim, às pirâmides lisas.

    Disponível em: http://www.infopedia.pt/$tumulos-do-egipto-antigo. Acesso em: 21/05/2013.

    Bruna Eduarda Luebke,Aline Halaten.(6Ano A .Lore)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu comentário, muito informativo e aprendi coisas que eu nem sabia, grata Ariane

      Excluir
  22. Pirâmides do Egito antigo

    Pirâmides do Egito são monumentos de alvenaria construídos no Antigo Egito. Como o nome indica, são formadas por uma base quadrada de quatro faces triangulares que convergem para um vértice.
    As três mais famosas piramides estão no planalto de Gizé, na margem esquerda do Rio Nilo,próximo à cidade do Cairo. Porem existem 138 pirâmides redescobertas, em todo o Egito, remanescentes do Antigo e Médio Império, muitas delas não conservadas, sendo a maioria, considerada templos mortuários para os faraós e suas concubinas, principalmente mas também para sacerdotes e nobres mumificados.

    Evolução
    A construção das pirâmides sofreu uma evolução, desde o monte de areia de forma retangular que cobria a sepultura do faraó, na fase pré-dinástica, passando pela mastaba, uma forma de túmulo conhecida no início da era dinástica. Foi Djoser, dor da IV dinastia, quem mandou edificar uma mastaba inteiramente de pedra. Tinha 61 metros de altura e 6 degraus em toda a volta, com 160 metros de comprimento norte-sul e 16,05 metros de leste a oeste.

    Suellen Litzenberger Berndt(6º Ano A - Lore)

    ResponderExcluir
  23. Nome:Thiago e Leonardo Sima
    Turma:6ºAno A
    Professora:Eva Pereira
    Curiosidades Egito Antigo
    Os velhos eram muito respeitados no Egito Antigo, pois eles valorizavam muito o conhecimento acumulado com o passar dos anos.
    - As mulheres egípcias mais ricas faziam maquiagem usando pó de minerais colorido misturados com óleos vegetais. Usavam também, para ficarem mais bonitas, joias feitas de ouro e pedras preciosas.
    - Os filhos de famílias mais pobres (exceto de escravos) aprendiam a profissão do pai em casa ou no local de trabalho. Estas famílias não tinham condições de manterem os filhos numa escola.

    ResponderExcluir
  24. Nome:Maria Eduarda Pereira.
    Turma: 6°Ano A
    Professora: Eva Pereira

    CURIOSIDADES EGITO ANTIGO


    - Os velhos eram muito respeitados no Egito Antigo, pois eles valorizavam muito o conhecimento acumulado com o passar dos anos.
    - Os egípcios acreditavam que o décimo terceiro dia da segunda parte do período de plantio era um dia de azar. Este era o dia da deusa Sekhmet que, de acordo com os egípcios, enviava doenças e pragas.
    - Os egípcios eram muito supersticiosos e acreditavam que os sonhos sempre significavam algo. Se alguém sonhasse com a queda dos próprios dentes, isso significava que alguém da família poderia morrer

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. 1. A rainha Cleópatra testava e eficiência de seus venenos dando-os aos escravos.
    2. Tanto as mulheres quanto os homens usavam maquiagem, pois acreditavam maquiagem tinha poder de cura.
    3.Ramsés O Grande teve oito esposas oficiais e quase cem amantes. Ele viveu até 1212 a.C. quando morreu com 90 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nome:Daniela Silveira de Lima e Mariana Cristiane da Silvia
      Turma:6°ano A
      Professora:Eva Pereira

      Excluir
  27. Nome: Lucas ,Leonardo Fernandes e Jardel
    Turma: 6°Ano A
    Professora: Eva Pereira

    CURIOSIDADES EGITO ANTIGO


    -A aquela época os trabalhadores idosos eram muito respeitados porque valorizavam suas experiências que ganhou ao longo de seu trabalho. No Egito Antigo as crianças só usavam roupas a partir cinco anos de idade, os meninos usavam roupas diferentes das meninas, os meninos usavam uma tanga com um cinto, enquanto as meninas usavam vestido.
    Nos casamentos os noivos normalmente levavam alimento para os deuses nos templos, como oferenda, e tudo isso para pedir benção ao casamento.
    A maior parte das roupas eram feitas de linho, as mulheres mais rica usavam maquiagem feita de pó de minerais coloridos misturados com óleos vegetais, usavam também jóias feitas de ouro ou de pedras preciosas.
    Nos casamentos os noivos normalmente levavam alimento para os deuses nos templos, como oferenda, e tudo isso para pedir benção ao casamento.
    A maior parte das roupas eram feitas de linho, as mulheres mais rica usavam maquiagem feita de pó de minerais coloridos misturados com óleos vegetais, usavam também jóias feitas de ouro ou de pedras preciosas.
    O faraó começava o dia fazendo oração para os deuses, pedia proteção e força para resolver as questões da administração do Egito. As doenças pulmonares eram muito comuns do Egito Antigo. As pessoas costumam inalar muito pó de areia durante as tempestades de areia, o que comprometia, com o tempo, o funcionamento dos pulmões.
    Os egípcios acreditavam que o décimo terceiro dia da segunda parte do período de plantio era um dia de azar. Este era o dia da deusa Sekhmet que, de acordo com os egípcios, enviava doenças e pragas.
    Os egípcios eram muito supersticiosos e acreditavam que os sonhos sempre significavam algo. Se alguém sonhasse com a queda dos próprios dentes, isso significava que alguém da família poderia morrer.

    -Os egípcios acreditavam que no décimo terceiro dia, da segunda parte do período de plantio, era dia do azar, o dia da deusa Sekhmet, acreditavam que nesse dia ela jogava pragas e doenças.

    -Os sarcófagos dos faraós eram feitos de ouro e de pedras preciosas, quanto mais rica o faraó mais luxuoso será seu sarcófago.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Nome: Daniel e Joel
    Turma: 6° Ano A
    Professora: Eva Pereira

    - Os egípcios acreditavam que o décimo terceiro dia da segunda parte do período de plantio era um dia de azar. Este era o dia da deusa Sekhmet que, de acordo com os egípcios, enviava doenças e pragas.

    - Os egípcios eram muito supersticiosos e acreditavam que os sonhos sempre significavam algo. Se alguém sonhasse com a queda dos próprios dentes, isso significava que alguém da família poderia morrer.

    ResponderExcluir
  31. muito bom explicou muito bem o seu texto não queria ter vivido na quela época

    ResponderExcluir
  32. Nome:Maria Eduarda Pereira.
    Turma: 6°Ano A
    Professora: Eva Pereira

    CURIOSIDADES EGITO ANTIGO


    - Os velhos eram muito respeitados no Egito Antigo, pois eles valorizavam muito o conhecimento acumulado com o passar dos anos.
    - Os egípcios acreditavam que o décimo terceiro dia da segunda parte do período de plantio era um dia de azar. Este era o dia da deusa Sekhmet que, de acordo com os egípcios, enviava doenças e pragas.
    - Os egípcios eram muito supersticiosos e acreditavam que os sonhos sempre significavam algo. Se alguém sonhasse com a queda dos próprios dentes, isso significava que alguém da família poderia morrer

    ResponderExcluir
  33. Autores: Julio César Fischer e Marcos Emílio Henschel
    Turma: 6°Ano B
    Prof ª: Eva Pereira



    Curiosidades Egito Antigo


    Os velhos eram muito respeitados no Egito Antigo, pois eles valorizavam muito o conhecimento acumulado com o passar dos anos. No Egito Antigo, as crianças começavam a usar roupas a partir dos cinco anos de idade. Os meninos usavam uma tanga e um cinto, enquanto as meninas usavam um vestido.
    - No dia do casamento, os noivos costumavam levar alimentos nos templos como oferenda aos deuses. Faziam isso para pedir benção ao casamento.
    - As camadas mais populares da sociedade egípcia tinham como base da alimentação o pão, o peixe e uma espécie de cerveja. Já os mais ricos comiam carne de ganso, carne de vaca, vegetais, peixes, frutas e bolos. O vinho era uma bebida cara e também era consumida apenas por aqueles que tinham melhores condições sociais.
    - Grande parte das roupas no Egito Antigo era feita de linho.
    - As mulheres egípcias mais ricas faziam maquiagem usando pó de minerais colorido misturados com óleos vegetais. Usavam também, para ficarem mais bonitas, joias feitas de ouro e pedras preciosas.
    - As meninos das famílias mais ricas iam para a escola, onde tinham aula com sacerdotes e sábios. As meninas só podiam ir para a escola a partir dos doze anos de idade. As crianças usavam pranchas de gesso e lascas de pedra para escreverem. A escola era muito rigorosa e os castigos físicos eram usados em caso de erros.
    - Os sarcófagos dos faráos eram feitos de ouro com adornos de pedras preciosas. Quanto mais poderoso e rico o faraó, mais luxuoso era seu sarcófago.
    - Os filhos de famílias mais pobres (exceto de escravos) aprendiam a profissão do pai em casa ou no local de trabalho. Estas famílias não tinham condições de manterem os filhos numa escola.
    - As doenças pulmonares eram muito comuns do Egito Antigo. As pessoas costumam inalar muito pó de areia durante as tempestades de areia, o que comprometia, com o tempo, o funcionamento dos pulmões.
    - Os egípcios acreditavam que o décimo terceiro dia da segunda parte do período de plantio era um dia de azar. Este era o dia da deusa Sekhmet que, de acordo com os egípcios, enviava doenças e pragas.
    - Os egípcios eram muito supersticiosos e acreditavam que os sonhos sempre significavam algo. Se alguém sonhasse com a queda dos próprios dentes, isso significava que alguém da família poderia morrer.

    ResponderExcluir
  34. Autores:João Vitor J. e Keniel Alves V.
    Turma: 6º Ano B
    Professora:Eva Perreira

    Curiosidades Egito Antigo

    O Antigo Egito foi uma civilização da Antiguidade oriental do Norte de África, concentrada ao longo ao curso inferior do rio Nilo, no que é hoje o país moderno do Egito. Era parte de um complexo de civilizações, as "Civilizações do Vale do Nilo", do qual também faziam parte as regiões ao sul do Egito, atualmente no Sudão, Eritreia, Etiópia e Somália. Tinha como fronteiras o Mar Mediterrâneo, a norte, o Deserto da Líbia, a oeste, o Deserto Oriental Africano a leste, e a primeira catarata do Nilo a sul

    ResponderExcluir
  35. Autores: Gabriela e Júlia
    Turma:6°ano B
    Prof ª:Eva Pereira

    Curiosidades do Egito Antigo

    A importância do rio Nilo

    Como a região é formada por um deserto (Saara), o rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios. O rio era utilizado como via de transporte (através de barcos) de mercadorias e pessoas. As águas do rio Nilo também eram utilizadas para beber, pescar e fertilizar as margens, nas épocas
    de cheias, favorecendo a agricultura.


    Sociedade Egípcia

    A sociedade egípcia estava dividida em várias camadas, sendo que o faraó era a autoridade máxima, chegando a ser considerado um deus na Terra. Sacerdotes, militares e escribas (responsáveis pela escrita) também ganharam importância na sociedade. Esta era sustentada pelo trabalho e impostos pagos por camponeses, artesãos e pequenos comerciantes. Os escravos também compunham a sociedade egípcia e, geralmente, eram pessoas capturadas em guerras.Trabalhavam muito e nada recebiam por seu trabalho, apenas água e comida.

    Escrita no Egito Antigo

    A escrita egípcia também foi algo importante para este povo, pois permitiu a divulgação de idéias, comunicação e controle de impostos. Existiam duas formas principais de escrita: a escrita demótica (mais simplificada e usada para assuntos do cotidiano) e a hieroglífica (mais complexa e formada por desenhos e símbolos). As paredes internas das pirâmides eram repletas de textos que falavam sobre a vida do faraó, rezas e mensagens para espantar possíveis saqueadores. Uma espécie de papel chamado papiro, que era produzido a partir de uma planta de mesmo nome, também era utilizado para registrar os textos.

    ResponderExcluir
  36. Autores: Ariane e Camile.
    Turma: 6º ano B.
    Profª: Eva Pereira.

    Curiosidades Egito Antigo
    As pirâmides foram construídas há mais de 2500 anos e resistem até hoje. Cercadas de mistérios, despertam interesse de historiadores, arqueólogos e estudiosos de civilizações antigas. Como resistiram a tantos séculos? Que segredos guardavam dentro delas? Qual função religiosa exerciam na sociedade?
    A religião do Egito Antigo era politeísta, pois os egípcios acreditavam em vários deuses. Acreditavam também na vida após a morte e, portanto, conservar o corpo e os pertences para a outra vida era uma preocupação. Mas somente os faraós e alguns sacerdotes tinham condições econômicas de criarem sistemas de preservação do corpo, através do processo de mumificação.
    - Para transformar um corpo em múmia era muito caro naquela época. Portanto, apenas os faraós e sacerdotes eram mumificados.
    - Alguns animais como, por exemplo, cães e gatos também foram mumificados no Egito Antigo.
    Sarcófago é uma espécie de túmulo de pedra que era originalmente utilizado pelos antigos egípcios. A palavra significa "comer carne", sendo o sarcófago a estrutura que reteria o corpo enquanto o espírito se libertasse. Era utilizado para enterrar os mortos (principalmente de membros mais importantes da sociedade egípcia).

    ResponderExcluir
  37. Nome:Amanda e Daniela
    6º ano B

    Professora:Eva


    O Antigo Egito foi uma civilização da Antiguidade oriental do Norte de África, concentrada ao longo ao curso inferior do rio Nilo, no que é hoje o país moderno do Egito. Era parte de um complexo de civilizações, as "Civilizações do Vale do Nilo", do qual também faziam parte as regiões ao sul do Egito, atualmente no Sudão, Eritreia, Etiópia e Somália. Tinha como fronteiras o Mar Mediterrâneo, a norte, o Deserto da Líbia, a oeste, o Deserto Oriental Africano a leste, e a primeira catarata do Nilo a sul.1 O Antigo Egito foi umas das primeiras grandes civilizações da Antiguidade e manteve durante a sua existência uma continuidade nas suas formas políticas, artísticas, literárias e religiosas, explicável em parte devido aos condicionalismos geográficos, embora as influências culturais e contactos com o estrangeiro tenham sido também uma realidade


    A civilização egípcia se aglutinou em torno de 3 150 a.C.3 com a unificação política do Alto e Baixo Egito, sob o primeiro faraó (Narmer), e se desenvolveu ao longo dos três milênios seguintes.4 Sua história desenvolveu-se ao longo de três grandes reinos marcados pela estabilidade política, prosperidade económica e florescimento artístico, separados por períodos de relativa instabilidade conhecidos como Períodos Intermediários. O Antigo Egito atingiu o seu auge durante o Império Novo (ca. 1 550–1 070 a.C.), uma era cosmopolita durante a qual, graças às campanhas militares do faraó Tutmés III, o Egito dominou, uma área que se estendia desde a Núbia, entre a quarta e quinta cataratas do rio Nilo, até ao rio Eufrates,5 tendo após esta fase entrado em um período de lento declínio. O Egito foi conquistado por uma sucessão de potências estrangeiras neste período final. O governo dos faraós terminou oficialmente em 31 a.C., quando o Egito caiu sob o domínio do Império Romano e se tornou uma província romana, após a derrota da rainha Cleópatra VII na Batalha de Ácio

    ResponderExcluir
  38. significavam algo. Se alguém sonhasse com a queda dos próprios dentes, isso significava que alguém da família poderia morrer.


    Conhecendo as pirâmides
    A religião do Egito Antigo era politeísta, pois os egípcios acreditavam em vários deuses. Acreditavam também na vida após a morte e, portanto, conservar o corpo e os pertences para a outra vida era uma preocupação. Mas somente os faraós e alguns sacerdotes tinham condições econômicas de criarem sistemas de preservação do corpo, através do processo de mumificação.
    Os engenheiros, que deviam guardar os segredos de construção das pirâmides, planejavam armadilhas e acessos falsos dentro das contruções. Tudo era pensado para que o corpo mumificado do faraó e seus pertences não fossem acessados. Com mão-de-obra escrava, milhares muitas vezes, elas eram construídas com blocos de pedras que chegavam a pesar até duas toneladas.
    Cleópatra VII
    Cleópatra foi uma das mulheres mais conhecidas da história da humanidade e um dos governantes mais famosos do Antigo Egito, sendo conhecida apenas por Cleópatra, ainda que tivessem existido outras Cleópatras a precedê-la, e que permanecem desconhecidas do grande público.
    Nunca foi a detentora única do poder no seu país - de fato co-governou sempre com um homem ao seu lado: primeiramente o seu pai, o seu irmão (com quem casaria mais tarde) e, depois, com o seu filho.

    ResponderExcluir
  39. Autor: Guilherme Pasold
    Turma: 6 Ano B
    Prof: Eva Pereira


    Curiosidades Egito Antigo


    O Antigo Egito foi uma civilização da Antiguidade oriental do Norte de África, concentrada ao longo ao curso inferior do rio Nilo, no que é hoje o país moderno do Egito.

    A civilização egípcia se aglutinou em torno de 3 150 a.C. com a unificação política do Alto e Baixo Egito, sob o primeiro faraó (Narmer), e se desenvolveu ao longo dos três milênios seguintes.

    A civilização egípcia se aglutinou em torno de 3 150 a.C. com a unificação política do Alto e Baixo Egito, sob o primeiro faraó (Narmer), e se desenvolveu ao longo dos três milênios seguintes.

    ResponderExcluir
  40. EGITO ANTIGO: Múmias

    Múmia é um cadáver, cuja pele e órgãos foram preservados intencional ou acidentalmente pela exposição a produtos químicos, frio extremo (múmias de gelo), umidade muito baixa e etc. Atualmente, o mais antigo cadáver humano mumificado (naturalmente) descoberto foi uma cabeça decapitada, com de 6000 anos, encontrado em 1936. As múmias mais famosas são as egípcias, destacando-se as dos faraós, Tutancâmon, Seti I e Ramsés II, embora a primeira múmia egípcia conhecida, apelidada de "Ginger", remonta a cerca de 3300 a.C..
    Múmias humanas de outros animais têm sido encontradas em todo o mundo, tanto como resultado da preservação natural através de circunstâncias incomuns, como pelo uso de artefatos culturais para preservar os mortos; por exemplo, há mais de 1.000 múmias preservadas pelo clima seco em Xinjiang na China,e mais de um milhão de múmias de animais foram encontrados no Egito, muitos dos quais são gatos.

    Djennifer Luiza e Katlin Fagundes (6º Ano B – Lore)

    ResponderExcluir
  41. EGITO ANTIGO: MÚMIAS
    As múmias naturais são muito raras, pois são necessárias condições específicas para a sua formação, entretanto este processo produziu as múmias mais antigas conhecidas. As múmias mais famosas são as egípcias, destacando-se as dos faraós, Tutancâmon, Seti I e Ramsés II, embora a primeira múmia egípcia conhecida, apelidada de "Ginger", remonta a cerca de 3300 a.C..
    ALUNOS: FELIPE CORREIA JOSÉ E TIAGO DA SILVA (6°ANO B - Lore)

    ResponderExcluir